Sugestões de leitura
- Pragmatikós
- 22 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Olá, caro leitor.
Se você gosta dos conteúdos do nosso blog e quer se aprofundar cada vez mais nos assuntos tratados aqui, preparamos uma lista de leitura para você!

Meu credo pedagógico John Dewey
Em seu texto curto, John Dewey expõe 5 credos que possui sobre a educação.

Pedagogia do oprimido Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido é um dos mais conhecidos trabalhos do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. O livro propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade.

Educar na esperança em tempos de desencanto Chico Alencar e Pablo Gentilli
Num contexto de desencanto com a educação, onde predomina a ideologia neoliberal e onde seus trabalhadores sofrem sob a síndrome da desistência, este livro se questiona sobre qual é o sentido da atividade docente.

Ethica Nichomachea Aristóteles
A principal obra de Aristóteles sobre Ética. Nela se expõe sua concepção teleológica e eudaimonista de racionalidade prática, sua concepção da virtude como mediania e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência.

Mente absorvente Maria Montessori
Cada ser humano conta com um eficiente professor interno nos primeiros anos de vida, o que nos leva a aprender de forma fantástica e sem paralelos. Esse professor está presente em uma fase bem específica de nossa formação, sendo substituído nos estágios posteriores.

Filosofia da educação Leonardo Sartori Porto
Esse livro mostra a relação entre a forma de ensinar e a maneira como adquirimos conhecimento. Ao abordar as principais teorias filosóficas sobre a educação, a obra apresenta um diálogo que ocorre há mais de dois milênios, de Platão e Aristóteles a Dewey e Adorno.

Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas Luiz Henrique de Araújo Dutra
Oposições Filosóficas é o exame do confronto entre ceticismo e dogmatismo, positivismo e metafísica, naturalismo e fundacionismo, instrumentalismo e realismo, behaviorismo e mentalismo e, por fim, pragmatismo e intelectualismo.
Comments