Teoria da Investigação de John Dewey em 5 etapas
- Pragmatikós
- 21 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2019
How We Think, Reconstruction in Philosophy, Human Nature and Conduct, Experience and Nature The Quest for Certainty e Logic: The Theory of Inquiry são algumas das principais obras do filósofo norte-americano John Dewey, onde dentre vários outros assuntos, o autor desenvolve sua Teoria da Investigação.
A Teoria da Investigação é capaz de integrar aspectos teóricos e práticos das atividades humanas, estreitando assim a relação entre teoria e prática. A Teoria deve mostrar também que as soluções propostas por ela são plausíveis, ou seja, não são apenas hipóteses mas sim soluções capazes de provar sua validade através de conseqüências (a concepção de “meio e conseqüências”, idéia fortemente pragmatista).
A Teoria da Investigação parte da dúvida e caminha em direção ao esclarecimento da mesma, atingindo um ponto de “assertabilidade garantida”, expressão designada por Dewey para o resultado da investigação, o alcance do conhecimento. Os resultados atingidos são denominados como “assertabilidade garantida” por Dewey porque o autor não os considera absolutos, mas sim passíveis de revisão. Sendo assim o autor prefere falar em assertabilidade ao invés de usar o termo “verdade”.

Luiz Henrique de Araújo Dutra cita em seu texto “Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas” as cinco etapas da Teoria da Investigação de John Dewey. Vamos a elas:
1- Dúvida: é a etapa onde uma questão é levantada, uma situação indeterminada surge e é posta como dúvida;
2- Problema: partindo da dúvida é constituído então um problema, ou seja, aqui é onde se percebe que a situação posta necessita de uma investigação;
3- Solução para o problema: é nessa etapa onde há a indicações de possibilidades, de possíveis soluções, o surgimento de hipóteses;
4- Raciocínio: o desenvolvimento, ainda teórico, das consequencias da hipótese originada na etapa anterior;
5- Verificação da Hipótese: é a etapa final, onde a hipótese levanta é verificada na prática, através de observações e experimentações.
Dewey explicita a conexão entre essas cinco etapas ao citar e explicar dois tipos de operações: as conceituais (idéias e hipóteses) e as observacionais (experimentação e aplicação prática). Para o autor tais operações possuem uma correspondência funcional entre si, ou seja, uma refere-se à outra, gerando um processo contínuo de investigação onde a solução para um problema pode caminhar em direção a novas dúvidas e consequentemente a novas investigações. Inclusive, para Dewey, essa é uma das principais carências das epistemologias tradicionais já que elas em sua maioria não abordam o fato que situações podem ser transformadas, levando à reflexão e à formulação de novos problemas, gerando assim novas investigações, em um processo contínuo. Na Teoria da Investigação os resultados atingidos servem como instrumentos, com caráter funcional, para futuras investigações.
Para finalizar, outra contraposição entre a Teoria de Investigação de Dewey e uma visão mais tradicional, como a Teoria do Conhecimento de Immanuel Kant pode ser feita. Enquanto Dewey busca integrar os aspectos teóricos e práticos, defendendo que toda ação é por essência também uma investigação, Kant acredita que o conhecimento empírico, apesar de necessário, é conferido pelo intelecto e não pela experiência, ou seja, que as idéias já estariam no intelecto, independentemente de qualquer experiência (legitimando assim a separação tradicional entre o empírico e o racional, entre a teoria e a prática).
Referências:
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas. Florianópolis: UFSC, 2005.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução Francisco Cock Fontanella. 2. Edição. Piracicaba: EditoraUnimep, 1999.
*Nota do autor: Eu tenho costume de ler/escrever ouvindo músicas. Gostaria de compartilhar então que este texto, em sua maioria, foi idealizado e escrito ao som do álbum “The Blues is Alive and Well”, trabalho mais recente do lendário guitarrista Buddy Guy. Inclusive esse álbum foi vencedor do Grammy 2019 na categoria “Melhor Álbum de Blues Tradicional”! Recomendo a todos!
Opmerkingen